Lagoa Redonda e Cachoeira do Roncador(Pirambu)


Localizado no Polo Costa dos Coqueiros, o município de Pirambu, apesar de pouco explorado turisticamente apresenta um grande potencial para o Ecoturismo já que suas praias, dunas fixas, vegetação de restinga, terraços marinhos holocênicos, rios, cachoeiras, coqueirais, manguezais e vilarejos de pescadores permitem que profissionais possam organizar roteiros ecológicos com o guiamento de turistas por esses locais. Dentre dois atrativos turísticos encontramos: a Lagoa Redonda e a Cachoeira do Roncador. Que foram os dois atrativos visitados pelo nosso grupo.
Pirambu significa “peixe grande” em tupi guarani, e está localizado na Ilha de Santa Isabel, no litoral norte de Sergipe, a 32 km de Aracaju. Já a Lagoa Redonda fica a 19 Km da cidade de Pirambu e a Cachoeira do Roncador a 22 km.
A infraestrutura do lugar é bastante simples (com estradas de barro e pouco asfalto), entretanto o acesso a Lagoa Redonda não é difícil, pois visitantes, viajantes e turistas podem chegar no local utilizando transportes simples de passageiros (carro, moto, van, etc.), algo que facilita a prática dos roteiros de aventura e turismo ecológico pelo local.
Chegando na Lagoa Redonda fizemos uma caminhada por uma trilha de 50 minutos para a Cachoeira do Roncador, algo que permitiu uma excelente observação da fauna e da flora do local.
A realização da trilha foi fácil, simples (com subidas e descidas pelas matas e areias), entretanto a caminhada foi um pouco cansativa com a duração de quase 50 min para ir. Para chegar lá, só de buggy e a pé. Tanto esforço vale a pena para assistir ao espetáculo da cachoeira de 5 metros. Recomendamos o uso de bonés ou chapéus de praia e o uso do protetor solar que são de grande utilidade, pois protegem do sol. Roupas claras, confortáveis e trajes de praia são os mais adequados durante o roteiro. 



















































































     
     





A gastronomia de Pirambu é marcante, com destaque para o camarão pistola ao alho e óleo que são encontrados em todos os restaurantes e por um preço bastante acessível. "No mês de setembro acontece o festival do Camarão, resultado da união entre bares, restaurante e pousadas do município". 

 

Comentários

Postagens mais visitadas